Gato transmite asma?


A grande maioria das pessoas acreditam que os felinos são a principal fonte de transmisao da  asma. Entretanto, desconhecem o verdadeiro transmissor, e ainda para complicar, a maioria dos médicos, clínicos e pediatras desaconselham os amáveis bichanos dentro de casa. Quero nestas linhas, desmistificar a pecha que recai sobre os bichanos.

A asma é uma doença respiratória de caráter alérgico que acomete crianças e adultos. Os indivíduos asmáticos já nascem predispostos à asma. Alguns cientistas, afirmam que fatores genéticos estão envolvidos, ou  seja, existe a possibilidade de transmisão de pais para filhos.

O mecanismo desencadeante da asma, é qualquer partícula proteína, animal ou vegetal, capaz de entrar em contato com células no interior dos pulmões, principalmente os  mastócitos, e provocar uma reação anafilactóide, fazendo com que os mastócitos liberem substâncias, histaminas, cininas prostasglandinas, que vão provocar reações em cadeia, levando ao edema dos alvéolos, diminuindo assim sua luz e consequente diminuição da entrada de ar, para as trocas gasosas. Os exemplos mais clássicos  das  partículas protéicas, são: os ácaros, substâncias de descamação da epiderme dos animais, enquanto as partículas vegetais, são: os pólens das plantas, principalmente na primavera e as substâncias de descamação dos vegetais.

Onde entra os cães e os Gatos? Como esses animais entram participando no processo desencadeante da asma? Vejam bem a pergunta. Processo asmático. Os cães e os gatos, possuem ácaros em sua pele e pêlos, que podem ser respirados por qualquer asmático ou seja, o individuo já é um asmático, nasceu asmático, é hipersensível  a qualquer coisa que esteja no ar. Com cachorros e gatos ou sem eles, asmático  é sempre asmático, não foi transmitido por um gato ou um cachorro. Então, quando perguntarem se cães e gatos transmitem asma, respondam não, e complementem, um individuo asmático pode ter seu quadro piorado ou não na presença desses animais.


Dr. Pedro Nunes Caldas
Médico Veterinário CRMV/RJ - 5194
Cirurgião Geral e Ortopedista


Institucional